CONFRARIA DO SABER

O que fazemos

A Confraria e a arte de bem servir o saber

Propomos-lhe encontros de  cerca de hora e meia onde temas tão diversos como os diversos interesses que nos movem são servidos à mesa. Num ambiente agradável, calmo e descontraído, longe da solenidade dos grandes auditórios e do formalismo das academias, os nossos conferencistas oferecem abordagens novas, diferentes e alternativas sobre temas conhecidos, contam histórias, desvendam segredos, partilham descobertas, deambulam pelos recantos menos conhecidos da história. Da pintura à música, da literatura à filosofia, do teatro à dança, as temáticas são trazidas à mesa em jeito de conversa por quem faz do saber e da arte de o bem servir a sua paixão. Encontros de cultura à mesa do café, num formato novo e refrescante que combina o exercício do espírito crítico das clássicas tertúlias com a ideia de uma autêntica partilha entre comensais, tão cara às nossas confrarias.

Projectos em curso:

» Conferências do Tati

Às terças, das 7 às 9 da tarde, um espaço onde o saber não só ocupa lugar como também entra em cena no papel principal. À volta de uma mesa onde se serve chá, participantes e conferencistas formam um elenco em que o protagonismo se dilui para dar lugar à troca de ideias e partilha de saberes. À hora mágica do crepúsculo, na zona histórica do Mercado da Ribeira, junto ao rio, as ideias soltam-se, cruzam-se, misturam-se, vagueiam, voam, formam novas ideias. Sem constrangimentos nem preconceitos. O Café Tati é o palco e o ponto de partida de uma viagem em que o conferencista sugere rotas e aponta caminhos. O itinerário, esse, é imprevisível, traçado a várias mãos por todos quantos se juntam à volta da mesa. Vale a pena comprar o bilhete para esta viagem. Primeiro, porque nesta cena todas as personagens têm igual importância, com a diferença que uma delas traz o guião estudado de casa. Em segundo, porque esta é uma das poucas viagens em que, seja qual for o lugar onde chegue, nunca terá a sensação de ter falhado o seu destino.

Duas vezes por mês, aos domingos, pelas 11 horas da manhã, a Filosofia marca encontro com os públicos infantil e juvenil para uma série de perguntas e respostas com a idade de quem se senta à mesa. As conversas tentam acompanhar os temas que o calendário impõe e/ou sugere em cada momento.

» Conferências à la carte

Se tem um espaço e pretende promover uma conferência ou um ciclo de conferências em torno de um determinado tema, contacte-nos. Embora ainda muito jovem, a Confraria do Saber propõe-se, a médio prazo, juntar uma sólida carteira de conferencistas e facilitadores em diferentes áreas, capazes de combinar tudo o que sabem com excelentes capacidades de comunicação. Se pretende revitalizar um espaço antigo ou simplesmente animar um novo ponto de encontro, a Confraria do Saber terá, com certeza, entre o seu menu, iguarias que façam as suas delícias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: