CONFRARIA DO SABER

Já aconteceu…

Um olhar sobre o mundo das drogas – Mitos e factos * 5 de junho

Durante mais um encontro da Confraria, e perante uma audiência curiosa, Carla Frazão revelou as novidades sobre o vasto mundo das drogas, explicou em que consistem e desmontou os mitos que se construíram à sua volta.

Sendo o uso de drogas tão antigo quanto a existência da vida social, também as crenças e mitos que vamos criando sobre elas tendem a perdurar… Novas drogas são menos prejudiciais que velhas drogas? O álcool é desinibidor? O consumo de pastilhas (ecstasy) pode-se controlar desde que seja só ao fim de semana? O haxixe não provoca dependência? As substâncias vendidas nas lojas “smart shops”, como são legais, não têm efeitos psicoativos? Estas e muitas outras questões tiveram resposta durante o encontro.

Caso tenha interesse em participar numa próxima conferência sobre este tema, contacte-nos!

Conferencista

Carla Frazão

Nasceu em 1974, em Rio Maior. Licenciou-se em Política Social em 1996 e tirou o Mestrado em Sociologia em 2010, cuja tese de dissertação incidiu sobre a temática das redes sociais e suporte social de pessoas infectadas pelo VIH/SIDA e seus familiares.

Colaborou em vários projectos de investigação na área da toxicodependência e da SIDA e conta com publicações de artigos em revistas científicas e dois livros na área da toxicodependência. Em 2004, foi-lhe atribuído, e à equipa de investigação à qual pertencia, o prémio Dr. José Luís Champalimaud, instituído pela Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA, pelo trabalho desenvolvido na área das Ciências Sociais e Humanas em Infecção por VIH.

Actualmente exerce funções no Instituto da Droga e Toxicodependência como Coordenadora da Área da Prevenção do CRI Lisboa Ocidental.

Algumas referências no cinema

  Morrer em Las Vegas (Leaving Las Vegas)

Ano: 1995 
País:
 EUA, França, Reino Unido 
Género: Drama, Romance 
Realização:
 Mike Figgis 
Intérpretes:
 Nicolas CageElisabeth Shue, Julian Sands, Richard Lewis, Steven Weber, French StewartMariska HargitayXander Berkeley

Trailer http://www.youtube.com/watch?v=iLLC2oLagkM

Sinopse

A história emocionalmente arrebatadora de uma mulher que adora a vida e de um homem que a rejeita. Sera (Elisabeth Shue), uma prostituta, e Ben (Nicolas Cage), um alcoólico, encontram-se por acaso, e desse encontro nasce uma relação que deixa em suspenso as suas vidas passadas. Pungente história de um amor sem quaisquer barreiras ou condições, entre duas almas perdidas e marginais.

 

Trainspotting

Ano: 1996 
País:
 Reino Unido
Género: Drama, Comédia 
Realização:
 Danny Boyle
Intérpretes: Ewan McGregor, Ewen Bremner, Jonny Lee Miller, Kevin McKidd

Trailer http://www.youtube.com/watch?v=PUOTs55KY40

Sinopse

Esperto, divertido e por vezes simplesmente inconsciente, Mark é um herói da nossa época. Imerso na cultura junkie de Edimburgo, Mark e os seus amigos formam um grupo de loosers, drogados, mentirosos, psicopatas e ladrões. Hilariante mas terrível, o filme relata a desintegração da sua amizade à medida que se encaminham inelutavelmente para a auto-destruição. Só Mark tem a vontade e a força para escapar ao seu destino. Mas quer ele verdadeiramente escolher a vida?

Artigos relacionados

11 razões para dizer não às drogas “leves”
http://linhatoxicodependencia.blogs.sapo.pt/4502.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 06/06/2012 by .

Navegação

%d bloggers like this: