CONFRARIA DO SABER

Já aconteceu…

Adoção I – Abordagem processual e jurídica * 3 de julho

* E a Confraria do Saber viveu mais um final de tarde muito esclarecedor e animado, onde o tema da adoção de crianças reuniu um grupo de pessoas interessadas em adotar e mães adotivas, um encontro que contribuiu para um esclarecimento muito real e sentido sobre como funciona o processo de adoção, não só em portugal mas também a nível internacional.

Maria João Louro, presidente da associação Meninos do Mundo, esteve presente e partilhou a sua experiência de adoção internacional. (http://www.meninosdomundo.org)

Adotar uma criança é cada vez mais uma opção de vida para muitos casais, ou individualmente. E a adoção plena é uma das muitas formas de acolhimento de crianças. Famílias amigas, famílias de acolhimento e apadrinhamento civil podem ser opções viáveis para quem optar por uma forma mais gradual de ligação a crianças que tanto necessitam de um ambiente de afecto e de amor.
Se perdeu esta conferência e tem interesse em participar numa nova sessão, envie-nos uma mensagem. Caso tenhamos inscrições suficientes teremos todo o gosto em repetir esta conferência.

Em Setembro a Confraria irá a presentar a segunda parte “Adoção II – abordagem psicossocial”.

Adotar é talvez um dos sonhos mais adiados para muitos de nós. Seja por convicção ou por questões de infertilidade ou outros obstáculos biológicos intransponíveis (como, por exemplo, risco elevado de transmissão de doenças crónicas que possam comprometer a integridade física e/ou a qualidade de vida da criança), o facto é que já muitos de nós, em conversas informais ou de circunstância, expressaram ou ouviram expressar a outros a intenção de adotar. E, no entanto, poucas vezes este projeto passa da teoria à prática.

Como resultado, muitas famílias acabam por se degradar ou até mesmo desagregar, incapazes de lidar com o vazio deixado pela ausência do(s) filho(s) desejado(s) enquanto, por outro lado, muitas crianças que, por circunstâncias várias, ou foram retiradas à tutela dos pais ou nunca chegaram a conhecê-los, continuam a viver entregues aos cuidados de instituições.

Apesar do enorme empenho que as instituições indiscutivelmente põem no cumprimento da sua missão, tentando garantir o melhor acompanhamento possível às crianças que lhes são confiadas, não deixam de ser isso mesmo, instituições, que suprem as necessidades básicas e imediatas e que tentam suprir todas as outras necessidades à medida das suas possibilidades. Sendo inegável que quando uma criança é institucionalizada, é porque invariavelmente se considerou que essa era a melhor alternativa para o seu presente e para o seu futuro, a verdade é que a institucionalização é sempre a segunda melhor opção porque o desejável é que qualquer criança possa usufruir do acompanhamento, da proteção, do envolvimento afetivo e da atenção personalizada dos seus pais.

Talvez por essa razão fosse importante perceber que obstáculos se levantam quando de um e do outro lado do processo existem necessidades tão obviamente convergentes. E aqui, o ónus está claramente do lado dos adultos. Como adultos que são, maiores e responsáveis, é a eles que lhes cabe avaliar a sua própria situação, ponderar as razões que o(s) leva(m) a querer encetar um processo desta natureza e ajuizar da viabilidade e da sustentabilidade desse projeto.

É claro que o primeiro obstáculo será o da sociedade, que privilegia a situação “natural” de pais/filhos biológicos, mas saber contornar essa pressão social é porventura o primeiro passo dos candidatos a pais adotivos, sob pena de verem hipotecado o seu futuro devido apenas a imposições exteriores.

Mas mesmo quando os candidatos a adotantes se sentem devidamente esclarecidos e preparados para abraçar essa causa, depara-se-lhes uma nova dificuldade: o processo burocrático, o desconhecimento, o receio de que seja demasiado complicado, demasiado exigente, demasiado moroso. Onde dirigir-se? Por onde começar? Que instituições estão habilitadas para tratar legalmente do processo? Que tipo de ajuda podem os candidatos esperar das instituições? Que tipo de investimento de tempo e empenho esperam as instituições dos candidatos?

A Confraria do Saber tem o prazer de lhe apresentar um roteiro passo a passo para todo o processo da adoção.

Se sempre quis adotar mas sempre se deixou demover pela burocracia quase Kafkiana que normalmente se atribui ao processo de adoção, deixe para trás a inércia e dê o primeiro passo. No dia 3 julho, venha desfazer mitos e conhecer toda a verdade sobre o lado processual e jurídico da adoção.

Conferencista

Marina Orrico Tavares

Nascida em 11/06/1975, em Lisboa, licenciou-se em Política Social em 1998, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, tendo trabalhado num projecto de investigação no âmbito da inclusão social dos ex-combatentes da Guerra Colonial.

Desde aí, já trabalhou com crianças, idosos, instituições e poder local, encontrando-se actualmente a exercer funções nos Serviços de Acção Social da Universidade Nova de Lisboa, desde 2005.

Em 2009, fez Mestrado na área da Gestão e Administração Pública, tendo desenvolvido um estudo na área da inclusão social dos estudantes com deficiência e do seu acesso ao Ensino Superior.

Informação de Apoio

Links de referência para quem pretende adotar:

Associação Meninos do Mundo

Website da associação Centro de Direito da Família – Observatório permanente da adoção

Página do website Educação com informação útil sobre adoção
Informação sobre adoção actualizada pela Direcção-Geral da Segurança Social
Página do Portal do Cidadão dedicada à adoção
Blog que se dedica a todas as questões relacionadas com adoção tardia

Teste online “você está pronto para pensar em adoção?”

A adoção no cinema infantil


A Família do futuro

Título original: Meet the Robinsons
Ano: 2007
País: EUA
Género: Animação, Aventura, Comédia, Ficção Científica
Realização: Stephen J. Anderson
Intérpretes: Tom Selleck, Laurie Metcalf, Nicole Sullivan

Sinopse

Lewis é um inventor brilhante com um número surpreendente de inteligentes invenções de sua autoria. O seu último e mais ambicioso projeto é o Scanner de Memória, uma máquina que o vai ajudar a encontrar a sua mãe para que possam ser uma verdadeira família. Mas antes de a encontrar, a sua invenção é roubada pelo covarde Homem Chapéu e o seu diabólico chapéu e habitual companheiro, Doris. Porém, quando Lewis já tinha perdido toda a esperança, um misterioso desconhecido de nome Wilbur Robinson desafia o nosso desorientado herói a ir com ele numa máquina do tempo e juntos formam uma equipa para capturar o Homem Chapéu num confronto que terminará com uma inesperada e inacreditável reviravolta do destino.

Trailer: www.meettherobinsons.com (site oficial)

Annie

Ano: 1982
País: EUA
Género: Musical
Realização: John Huston
Intérpretes: Albert Finney, Carol Burnett, Berbnardette Peters, Ann reinking, Tim Curry

Sinopse

Em 1932, durante a Depressão americana, Annie é uma órfã de 10 anos que vive no orfanato cuidado pela bêbada e maldosa “Tia Agatha”. Ela é convidada para passar uma semana na casa do multimilionário nova-iorquino Warbucks e acaba conquistando seu coração. Mas Annie conta ao homem que seus pais ainda estão vivos e a deixaram no orfanato, prometendo voltar um dia para apanhá-la e por isso ela não quer ser adotada. Então Warbucks oferece uma recompensa de 50 mil dólares para eles, se aparecerem. O irmão de “Tia Agatha”, o bandido Rooster, junto de sua namorada trapaceira Lily, armam um plano para se fingirem de pais da menina e ficarem com a recompensa.

http://www.youtube.com/watch?v=eDTopnP-exg&feature=related


Libertem Willy

Título original: Free Willy
Ano: 1993
País: EUA, França
Género: Aventura, Drama
Realização: Simon Wincer
Intérpretes: Jason James Richter, Lori Petty, Jayne Atkinson, Michael Madsen

Sinopse

Jesse (Richter), um órfão sem abrigo que vive os seus dias à margem da lei, é finalmente apanhado pela polícia ao vandalizar um aquário de baleias no parque local. Como resultado, é sentenciado a viver numa casa adoptiva e a limpar os estragos feitos. Inesperadamente, Jesse torna-se amigo de Willy, a orca que habita o aquário. Entretanto Dial, o dono do parque, pretende treinar Willy para fazer habilidades perante o público. Conseguirá Jesse salvar a sua amiga orca?

www.imdb.com/title/tt0106965

O Panda do Kung Fu 2

Título original: Kung Fu Panda 2
Ano: 2011
País: EUA
Género: 
Animação, Acção, Aventura, Comédia
Realização: Jennifer Yuh
Intérpretes: Jack BlackSeth RogenAngelina JolieGary OldmanDustin HoffmanJean-Claude Van DammeJackie ChanLucy Liu

Sinopse

Po vive agora o seu sonho como Guerreiro Dragão, protegendo o Vale da Paz ao lado dos seus amigos e companheiros mestres do Kung Fu, Os Cinco Sensacionais – Tigresa, Grou, Louva, Víbora e Macaco.
Mas a nova vida de altamentivez de Po é ameaçada pela aparecimento de um formidável vilão, que planeia usar uma secreta e imparável arma para conquistar a China e destruir o Kung Fu.
Está nas mãos de Po e d’ Os Cinco Sensacionais iniciar uma cruzada pela China, enfrentar esta ameaça e eliminá-la. Mas como poderá Po derrotar uma arma que pode destruir o Kung Fu? Terá de olhar para o seu passado e descobrir os segredos das suas misteriosas origens. Só então será capaz de libertar o poder de que necessita para vencer!

Trailer: www.kungfupanda.com (site oficial)

Tarzan
Ano: 1999
País: EUA
Género: 
Animação 
Realização:
 Chris Buck, Kevin Lima
Intérpretes: Brian Blessed, Glenn CloseMinnie Driver

Sinopse

Criado e adoptado no seio de gorilas, Tarzan (Brian Blessed) é um humano mas comporta-se como um verdadeiro gorila, devido ao facto de estar isolado dos da sua espécie. Mas quando humanos chegam à selva africana, Tarzan depara-se com um dilema sobre a sua verdadeira identidade… e apaixona-se por Jane (Minnie Driver), que vem à selva com o propósito de estudar os gorilas.

www.imdb.com/title/tt0120855

Literatura relacionada

http://www.torredegente.com/catalogoacatarinaribeirocarlotateixeirastnbducfsaep.htm

A adoção no cinema

“O que o destino me mandar”, de Ângela Bastos, documentário brasileiro no âmbito da Campanha “Mude um Destino” da Associação de Magistrados Brasileiros, no sentido de sensibilizar a população para a adoção, SOBRETUDO A CONSCIENTE E TARDIA.  A não perder.

http://vimeo.com/30768826

Inteligência artificial

Título original: A.I. Artificial Intelligence
Ano: 2001
País: EUA
Género: Drama, Ficção Científica
Realização: Steven Spielberg
Intérpretes: Haley Joel Osment, Jude Law, Frances O’Connor, Brendan Gleeson, William Hurt, Kathryn Morris

Links: www.aimovie.com

Sinopse

Uma fábrica de robôs, se propõe a desenvolver o protótipo de uma máquina- criança, programada para amar. O protótipo é “adotado” por um casal, traumatizados com a doença de seu único filho. Porta… O filme aborda a necessidade de amor e aceitação de uma criança, o papel de substituto da criança adotada e sua rejeição quando surge o filho biológico.

Juno

Ano: 2007
País: EUA
Género: Comédia, Drama
Realização: Jason Reitman
Intérpretes: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, Allison Janney

Links: www.foxsearchlight.com/juno

Sinopse

O filme relata a história de uma adolescente de 16 anos – Juno MacGuff  – que após descobrir estar grávida de 9 semanas de Paulie Bleeker , um colega de liceu, pondera várias soluções à sua situação. A princípio ela opta pelo aborto, mas uma decisão de última hora faz com que mude de ideias, decidindo-se pela adopção. Com a ajuda da sua melhor amiga, Leah , Juno procura nos classificados de um jornal pais adoptivos que lhe pareçam ideais. Juntamente com o seu pai, Mac , visita os possíveis pais adoptivos da criança, Mark e Vanessa Loring. Com o passar do tempo, Mark e Juno acabam por se tornar amigos com diversos interesses em comum. Complicações surgem, desde a sua vida na escola, passando pela sua vida familiar até sua vida amorosa…

Kolya

Ano: 1996
País: Rep. Checa
Género: Drama, Comédia
Realização: Jan Sverák
Intérpretes: Zdenek Sverák, Andrei Chalimon, Libuse Safránková

Links: www.imdb.com/title/tt0116790

Sinopse

Por motivos políticos na República Tcheca, um violinista é impedido de trabalhar. Um dia conhece uma jovem russa que precisa de marido tcheco para regularizar sua situação. Ele decide ajudar, mas a polícia desconfia. A mulher foge e deixa o filho Kolya com o músico.

Oliver Twist

Ano: 2005 ›
País: Reino Unido, Rep. Checa, França, Itália
Género: Drama
Realização: Roman Polanski
Intérpretes: Ben Kingsley, Barney Clark, Leanne Rowe, Mark Strong

Links: www.sonypictures.com/movies/olivertwist

Sinopse

Órfão desde muito novo, Oliver Twist é forçado a viver num asilo dominado pelo terrível Sr. Bumble que engana os rapazes. Desesperado, mas apesar de tudo determinado, Oliver foge para as ruas de Londres. Sem dinheiro e sozinho, é atraído para o mundo do crime pelo sinistro Fagio (Sir Ben Kingsley) – o cérebro de um gang de ladrões. O resgate de Oliver pelo simpático Sr. Brownlow é apenas o início de uma série de aventuras que o conduzem à promessa de uma vida melhor.

Poderosa Afrodite

Título original: Mighty Aphrodite
Ano:1995
País: EUA
Género: Comédia
Realização: Woody Allen
Intérpretes: Woody Allen, Helena Bonham Carter, Mira Sorvino, Michael Rapaport, F. Murray Abraham, Claire Bloom, Olympia Dukakis, Paul Giamatti

Sinopse

Em Nova York, um casal adota um menino e com o tempo o pai adotivo decide saber quem é a sua mãe biológica do seu filho. Ele descobre que ela é uma prostituta chamada Linda, que em filmes pornográficos usa o nome Judy Cum e que nem sabe quem é o pai do garoto. O pai adotivo decide então aconselhá-la a abandonar este tipo de vida.

Segredos e Mentiras

Título original: Secrets & Lies
Ano:
1996
País: Reino Unido, EUA
Género: Drama
Realização: Mike Leigh
Intérpretes: Brenda Blethyn, Marianne Jean-Baptiste, Phyllis Logan, Timothy Spall

Sinopse

Hortense Cumberbatch é uma mulher negra que foi abandonada quando criança, sendo adotada por uma família. Quando sua mãe adotiva morre, ela decide partir em busca de sua mãe biológica. Só que sua mãe é branca e a teve quando era uma adolescente rebelde, algo que sua atual família não sabia.

Um sonho possível

Título original: The Blind Side
Ano: 2009
País: EUA
Género: Drama
Realização: John Lee Hancock
Intérpretes: Sandra Bullock, Tim McGraw, Quinton Aaron, Kathy Bates

Links: www.apple.com/trailers/independent/blinddate

Sinopse

Michael Oher, um teenager sem abrigo que sobrevive como pode, é avistado na rua por Leigh Anne Tuohy . Esta, reconhecendo-o como colega de escola da sua filha, insiste para que ele saia do frio, dado que é pleno Inverno e Michael está de calções e t-shirt. Sem hesitar, Leigh convida-o a passar a noite na sua casa. O que começou como um gesto de ternura, tornou-se em algo mais, quando Michael passou a fazer parte da família Tuohy. Vivendo neste novo ambiente, o rapaz encontra desafios completamente diferentes daqueles que tinha. À medida que o tempo foi passando, Michael começou a descobrir o seu potencial (não só como jogador de Futebol Americano), e a sua presença no seio dos Tuohy levou-os a descobrirem um pouco mais sobre eles próprios.

Anúncios

One comment on “Já aconteceu…

  1. Pingback: Conferência – Adoção I Abordagem Jurídica e Processual « Crianças a torto e a Direitos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 06/06/2012 by .

Navegação

%d bloggers like this: